1º Torneio de 'Habilidades Médicas' será realizado em Três Lagoas

Por Redação 04/08/2022 - 22:32 hs

O 1º Torneio de 'Habilidades Médicas' será  realizado, dia 20 de agosto, em Três Lagoas, no Anfiteatro da Escola Sesi, a partir das 7h.  


As informações foram repassadas pelo acadêmico, Rene Oto da Silva Conceição Mattos.


Rene Oto, cursa o quarto ano de medicina e o idealizador do projeto inovador na  Educação Médica, em Mato Grosso do Sul e  pioneiro no Brasil. 


Cerca de oitenta acadêmicos de MS e do Estado de São Paulo (SP), já confirmaram participação no evento.

 

Conforme o acadêmico, o projeto consiste em desenvolver e treinar estudantes de medicina através de simulações clinicas, além de conectá-los com outros estudantes de medicina e médicos destaques.

 

O torneio contará com a participação de três escolas médicas, sendo todas universidades públicas (UEMS, UFMS-CG, UFMS-TL) e visando desenvolverem seus estudantes, futuros médicos, mostrando que cooperação vale mais que competição.

 

Como irá funcionar 1º Torneio de 'Habilidades Médicas' em Três Lagoas:

 

Cada escola médica convidada possui um número de equipes que pode inscrever para o projeto.

 

Estas equipes que participarão das simulações são compostas por 5 alunos e passarão pelas 5 grandes áreas (emergência, pediatria, clínica, medicina de família e comunidade e ginecologia e obstetrícia) da medicina, onde em cada uma destas estações um membro da equipe é o médico principal que irá atender o paciente (ator), podendo ou não consultar e discutir sobre o atendimento com sua equipe.

 

Ao final de todas as simulações somam-se as notas de cada participante nas simulações e tem-se a média da equipe, as equipes com maiores pontos são premiadas com troféus e medalhas.

 

Ainda que os acadêmicos estejam almejando um troféu ou medalha, eles não conseguem chegar lá se a própria equipe não estiver conectada e trabalhando junto.

 

Assista a entrevista  concedida por Rene Oto da Silva Conceição Mattos, acadêmico de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (Três Lagoas), Coordenador Estadual do MS na Comissão Acadêmica da ABRAMEDE ,Diretor Geral do Torneio de Habilidades Médicas (THM) e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Medicina de Emergência (LAME) clicando no link abaixo: